PRA COMEÇAR

Depois de quase cinco meses vivendo em Pequim, eis que tomo coragem pra começar este blog.
Acabo de chegar de viagem, cheia de histórias pra contar sobre dois novos países que conheci e me dou conta de que nem comecei a falar de China! Logo na volta do aeroporto, peguei um taxi para voltar pra casa, na primeira segunda-feira depois de um feriadão nacional. Foram quinze minutos só para chegar até a esquina. Desisti e saí caminhando. Em seguida, encontrei uma estação de metrô tão, mas tão lotada, que não dava para andar, só se deixar levar pela multidão, em passinhos de tartaruga. No vagão, quando eu achava que não cabia mais ninguém, entraram mais uns dez chinesinhos. Sorte que sou mais alta que a maioria deles e, lá do alto, consegui um espaço para respirar.
Isso é China, gente pra todos os lados. Um país que se transforma num ritmo tão acelerado que nos meus poucos meses de experiência já pude perceber as mudanças. Espero contar um pouco dessa realidade aqui neste blog.

multidão visitando templo chinês

Mas, na verdade, criei esta página pra facilitar um pouco minha vida. Assim, aqui posso responder de uma só vez todas as perguntas que a família e os amigos sempre fazem. Está se adptando bem, está feliz? Como é a comida, como é o apartamento, como são os banheiros? Como são os chineses? São, provavelmente, as mesmas perguntas que fiz pro meu amigo Richard Amante quando ele me convidou pra trabalhar aqui.

Era pra eu ter começado a escrever logo no meu primeiro dia no país, mas hoje acho que até foi bom esperar esse tempinho (achei uma boa desculpa pra preguiça!). Assim, passado aquele período inicial de deslumbramento, de contato com uma nova cultura, posso falar com um pouco mais de propriedade sobre como é a vida do outro lado do mundo.
Espero que você goste (ou, que tu gostes, no bom e velho manezês) e que continue mandando perguntas. Vou tentar matar sua curiosidade. Mas não espere por respostas conclusivas. A China não tem explicação.
Sobre camilaolivo

Jornalista brasileira, manezinha da ilha. Morou e trabalhou em Pequim, China, entre os anos de 2010 e 2012.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

17 respostas para PRA COMEÇAR

  1. richard disse:

    Mas bah!!!
    Já é um bom começo.
    Boa sorte.
    Bjs.

  2. Que legal Camila. Vou acompanhar seu blog sempre!!! Quero saber tudo!
    Beijosssss

    Ligia

  3. Fabiana disse:

    Camila!
    Sempre fui telespectadora do Studio 36.
    Parabéns pelo teu trabalho e muito energia positiva e luz neste teu novo caminho.
    Sigo agora, então via blog, as tuas façanhas e teu trabalho. Sucesso.

    Abraços carinhosos
    Fabiana Lazzari

  4. Cabellone disse:

    Legal Camila… Vai contando como é a brisa por aí…Sempre é interessante saber desse tipo de coisa, ainda mais pelos olhos de quem a gente conhece, sabe um pouquinho como é e tem uma visão mais apurada sobre o assunto…

  5. cleide disse:

    Estou curiosíssima, quero saber tudo…Conta aí vai e responda todas as nossas perguntas e inquietações…Adoro minhas amigas “pipas” que voam pelo mundo!! Voe minha querida, cada vez mais alto. Tudo fica mais lindo quando a gente pode apreciar com os olhos que não se limitam a um só mundo ou a uma só ilha! mil beijos e toda sorte do mundo!

  6. disse:

    adooooooorei!!!

  7. Silvia Chioca disse:

    Oi Camila!
    Adorei a novidade!
    Iniciativas assim são mto legais porque fazem a gente viajar junto com o escritor e como ainda não pude ir até a China (morro de vontade de conhecer), vou conhecendo através dos seus olhos, das suas impressões!
    Bjão e td de bom!

  8. Que ótima idéia Camila, agora podemos tentar enxergar através destes teus olhos tão críticos e astutos o que é o Gigante chamado CHINA!
    Fale-nos um pouco mais da comida e de como se comporta o Chinês em relação ao trabalho…
    São “workaholics”?
    Curtem a família?
    Onde fica a praia?
    ABraços

  9. Maga disse:

    Até que enfim! Vou ficar ligada nesse blog.
    Beijocasss Camila. Saudades!

  10. Luiza Olivo Furtado disse:

    Oi Prima!!!

    Estamos com muitas saudades e torcemos para o teu sucesso na China!!
    Eu estou te acompanhado pelo facebook e por aki!!

    Beijos de Luiza, Mariana e Tia Ivete!!

  11. Gabi disse:

    Vou ficar colada por aqui!

  12. Suzana disse:

    Vida linda! Blog lindo!

  13. Clarice Olivo disse:

    Camila,

    Estamos aqui por São Paulo acompanhando as novidades da China pelo seu Blog.
    Não deixe de mandar notícias do mundo tbém!!!!

    bjks Clarice; André e Frederico

  14. Wilma Rosa disse:

    Oi Camila, fiquei muito feliz com esta nova iniciativa.Agora podemos compartilhar melhor de tua vida ai neste mundão tão longe e tão diverso. Aproveite cada minuto desta tua passagem. Um grande beijo e sucesso.
    Wilma

  15. Alissa disse:

    Ê! até que enfim! heehehehe Tb vou acompanhar a tua aventura aí do outro lado do mundo! Perguntas??? Várias eu sei que já fiz, inclusive aquelas do tamanho apartamento, da comida(… hehehe). Mas agora quero saber da tua viagem, me conta, como foi??? Grande beijo!

  16. Luana disse:

    Adorei, muito bom mesmo! Sucesso amiga!

  17. Daniela Philippi disse:

    Amei o teu blog! Mais uma forma de acompanhar a nossa querida allmiga do outro lado do mundo. Beijos e saudades

Deixe um comentário

