Xangai

Xangai é minha cidade favorita na China. Já fui muitas vezes e voltaria outras tantas. Os brasileiros que moram no país costumam dizer que a diferença entre Pequim e Xangai é a mesma entre Rio e São Paulo, inclusive com a versão local da rixa paulistas x cariocas. Pra mim, Xangai é um misto entre as duas. É leve como o Rio e tão urbana, cheia de oportunidades, quanto São Paulo.
Mesmo que você esteja só de passagem pelo país, sem muito tempo disponível, recomendo passar um fim de semana na cidade. Já vale a pena. Em Xangai você pode seguir o roteiro recomendado pelos guias, que não vai cair em nenhuma furada. Todos os pontos turísticos populares são muito legais.
A começar pelo Bund, onde todo mundo bate a mesma foto, que virou a imagem de Xangai pelo mundo. Você pode atravessar o rio Huangpu tanto de metrô quanto de ferry. Do outro lado está o Novo Pudong, a região onde estão os prédios mais altos e modernos e que foi declarada Zona Econômica Especial em 1990.
A torre de TV Pérola Oriental é mais tradicional, mas eu gostei mais de subir no observatório do Shanghai World Financial Center. É um dos prédios mais altos do mundo. Por 150 RMB você vai até o 100º. andar, a 475 metros do chão. O observatório é 360 graus, dá pra perder umas boas horas olhando toda a cidade do alto e ainda ter a sensação de que caminha sobre ela, no piso transparente.
Se você tiver dúvidas sobre em que região se hospedar, recomendo ficar perto da People’s Square/ People’s Park. Tem metrô, restaurantes, comércio (as ruas Nanjing Lu e Huaihai Lu ficam ali do ladinho) e, de quebra, a praça é linda, gostosa de passear e tem um museu e um restaurante que estão na minha top list de turismo.
 O museu é o Centro de Exposições do Planejamento Urbano de Xangai, imperdível pra quem gosta de arquitetura e urbanismo, onde está uma maquete incrível da cidade, de 600 metros quadrados! Detalhe importante sobre museus aqui na China: a maioria fecha às 16h.
O restaurante é o Barbarossa. A entrada é escondidinha, um portão perto do Art Museum. Caminhe pelo que parece ser um jardim particular e lá dentro, à beira de um lago, está a construção em estilo marroquino. É lindo por dentro e por fora. A comida do restaurante é boa (ai, aquele gnocchi de abóbora…), mas gostei mais dos petiscos e drinks do lounge no andar de cima. Dá uma olhada nas fotos desse site e vê se não é lindo mesmo: http://www.smartshanghai.com/venue/860/Barbarossa_Lounge_shanghai
 O Templo Jing’an fica bem no meio da cidade e, de novo, é dos meus favoritos na China. Acho muito legal o fato de ele ser cercado de arranha céus, quase um oásis no caos urbano. Além de ser lindo.
E, se for pra fazer como os chineses (e brasileiros) e comparar Xangai a Pequim, em uma coisa a cidade vai ganhar a disputa: taxis. Em Pequim a gente tem que implorar, suplicar, pedir em nome de Deus, Buda, Alá, pra que um taxista pare o carro pra um estrangeiro. E depois de entrar, ainda corre o risco de ser mandado pra fora (juro! Já aconteceu comigo incontáveis vezes). Em Xangai eles param pra estrangeiro (até sem a gente chamar!) e, pasmem, se esforçam pra entender o que estamos falando, mesmo em inglês! Nesse aspecto, o placar é Xangai: 10, Pequim: zero.
Outras dicas:
* o preço do metrô varia de acordo com o trajeto. Tenha sempre moedas em mãos para comprar os bilhetes e não se esqueça de verificar qual saída da estação está mais perto de onde você quer ir.
* Leve guarda-chuvas.
* Aproveite que está na cidade e tome um trem-bala rumo a Hangzhou ou Suzhou. Demora cerca de 40 minutos e são duas cidades turísticas históricas chinesas. Dá pra ir e voltar no mesmo dia. Gostei mais de Hangzhou.
* Quando for ao Yuyuan Garden, tenha um tempinho livre pra caminhar pelas ruelas ali por perto. No meu caso foi acidental, graças a minha incrível falta de senso geográfico, mas uma grata surpresa. Mesmo no centrão da cidade, as pessoas vivem como antigamente. Cuidado com as motos e bicicletas!
* De Pequim a Xangai de avião são cerca de 2 horas. De trem-bala, 5 horas. Como o trem não atrasa, não precisa chegar 1h antes pra fazer o check inn, não precisa esperar pelas malas na esteira, o tempo acaba sendo equivalente. O preço também.
sites:
Smart Shanghai, programação cultural, endereços de estabelecimentos comerciais
Tofu na China, dicas quentes de uma brasileira que mora em Xangai
metrô de Xangai
Museu do Planejamento Urbano de Xangai
Observatório do Shanghai World Financial Center

Sobre camilaolivo

Jornalista brasileira, manezinha da ilha. Morou e trabalhou em Pequim, China, entre os anos de 2010 e 2012.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Xangai

  1. Estela Olivo Savi disse:

    Adorei! Camila! Beijos

  2. Bárbara Póvoas disse:

    Camila adorei as dicas! Só aumentou minha vontade de conhecer a China.
    Agora esperando pelo post das comidas, hehe!

    Beijos da tua fã!

  3. Cinthia de Camargo Rodrigues disse:

    Estou louca pra conhecer Xangai logo….

  4. Cinthia de Camargo Rodrigues disse:

    Este post só me deixou com mais vontade!!! bjos

  5. caroldal disse:

    ahhh, acho que eu sei pq o taxista te colocou pra fora! (ba-bao-shan!) ahahahaha
    que saudadesssssssssssssssssssssssss!! beijos, amada!

  6. Jota disse:

    muit bem bolado o seu blog! pretendo ir pra china no final desse ano ou no proxmo, gostaria de saber qnt as barreiras linguisticas! beijos :D

Deixe um comentário